segunda-feira, 5 de junho de 2017

Resposta à presidência do CREA-PB sobre o Seminário Meio Ambiente e Segurança Alimentar



“Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente”
                                       Mercedes Sosa

           
Em resposta a nota divulgada no blog do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba (SINTAG-PB) sobre as críticas a falta de convite para as entidades dos técnicos agrícolas participarem do Seminário sobre Meio Ambiente e Segurança Alimentar que acontece hoje, 5 de junho, na capital paraibana, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), fez um comentário (que reproduzimos no final de nota).

Embora respeitemos os argumentos da presidente do CREA-PB não podemos deixar de fazer algumas considerações pertinentes a falta de convite das nossas entidades para participar do evento.

            Percebe-se no cartaz que o seminário é realizado por três entidades: CREA-PB, Associação Paraibana de Engenheiros Ambientais (APEAMB) e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Paraíba (AEA-PB). Nota-se ainda o apoio ao evento de mais três organizações: Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (MUTUA), Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (SENGE) e Clube de Engenharia da Paraíba (CEP-PB).

            Mas não houve nenhum convite ao SINTAG-PB ou a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas da Paraíba (APTA-PB) para participar da realização do evento, ou apoiar a atividade, ou sequer participar da composição da mesa de abertura!

            E quando houve tempo para os técnicos agrícolas no Sistema CONFEA/CREA ?

            Ao longo de cinco décadas de convivência conflituosa dos técnicos no CREA dia após dia assistimos atos sectários como este, e por vezes a discriminação chega ao judiciário como aconteceu em 1985 e 2002 com a regulamentação da profissão de técnico agrícola e técnico industrial com os Decretos 90.922 e 4.560, ou com resoluções excludentes das instâncias do Conselho tentando limitar o pleno exercício profissional dos técnicos.

            Neste sentido reafirmamos a necessidade do Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 5.194/2016 que cria o Conselho Nacional dos Técnicos Industriais e Técnicos Agrícolas (CNTIA) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Técnicos Agrícolas (CRTIA) para que nossas categorias profissionais possam ter vez e voz, sem nenhum tipo de discriminação.

            Com o nosso Conselho não teremos nenhum receio de convidar todas as representações da sociedade para debater temas tão caros como a soberania alimentar, pois não enxergamos o mundo com o corparativismo excludente que muitos exercitam com afinco no Sistema CONFEA/CREA.


Resposta da presidente do CREA-PB:
Colegas técnicos , esse evento é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros ambientais , com o apoio do CREA e diversas entidades, inclusive do MP.O chamamento foi feito prioritariamente através das redes sociais . O evento é aberto às entidades e ao público em geral . Sejam bem vindos !
Giucelia Figueiredo

Disponível em: http://sintagparaiba.blogspot.com.br/2017/06/crea-pb-exclui-entidades-dos-tecnicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER