terça-feira, 20 de junho de 2017

O legado da Escola Técnica de Agricultura de Viamão

Além de sua rica história no ensino profissionalizante, a ETA ficou famosa dentro e fora do Rio Grande do Sul pelos ranchos que davam guarida a alunos de várias partes do Estado

Por: Ricardo Chaves
ricardo.chaves@zerohora.com.br
12/05/2017 


Festa no Rancho Sao Jerônimo em 1972
A Escola Técnica de Agricultura de Viamão (ETA) foi fundada em 1910 e tem uma longa história na formação de técnicos agrícolas e técnicos em pecuária, pois há 107 anos vem formando profissionais para todo o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Além de sua rica história no ensino profissionalizante, outro fator também ajudou a tornar a ETA famosa dentro e fora do Estado: os ranchos. No seu auge, os ranchos chegaram a mais de 30, quando davam guarida a alunos de várias partes do RS. 
Os ranchos eram construídos em vários modelos, com paredes de tijolos, de barro, taquaras etc. e coberturas com telhas ou capim santa-fé, mas todos tinham uma coisa em comum: a lareira, que nos dias de inverno rigoroso protegia seus integrantes do frio, além de fornecer água quente para o chimarrão e o café. 
O pioneiro desses ranchos surgiu como um simples fogo de chão ao pé de uma velha figueira, onde os alunos da então recém-fundada escola se encontravam para estudar, contar histórias e tomar café. Com o tempo, tiveram a ideia de erguer uma pequena choupana, com paredes de barro com taquara, teto de capim santa-fé e piso de chão batido, como os rudimentares ranchos do interior do Estado, de onde muitos eram oriundos. Provavelmente, o primeiro grupo era natural do município de São Jerônimo, dando assim o nome do rancho. Essa sede foi erguida no ano de 1939 e permanece até hoje. A velha figueira foi abatida por um raio, em uma noite de tempestade, mas o local basicamente continua o mesmo. Um dos rapazes que ali embaixo da figueira mateava e contava histórias se chamava Leonel de Moura Brizola, formado em 1938, um dos idealizadores do Rancho São Jerônimo, além de um de seus componentes mais conhecidos. 
Visando manter e guardar essa rica história de tantos participantes que por ali passaram no decurso desses mais de 78 anos, os ex-componentes se reuniram, reconstruíram e agora mantêm o legado do velho rancho. Essa atitude também está ocorrendo com os integrantes dos outros ranchos, marco da tradição e pujança da ETA. 
Amanhã, a partir das 9h, ocorrerá uma grande reunião dos antigos membros do Rancho São Jerônimo e de todos aqueles que se identificam com esse passado e querem relembrar seus dias na escola e prosear ao lado da lareira do antigo rancho. 
O encontro, para o qual todos são convidados, será na ETA, no pátio do rancho. Ex-integrantes que desejam se comunicar e saber como ajudar a cadastrar seus endereços e contatos, por favor, liguem para o ex-aluno da ETA (entre 1986 e 1988) Paulo Daniel Roza da Luz, no telefone (51) 99912-6745 ou mandem mensagem para o e-mail paulodluz@gmail.com.
Extraído de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/almanaque-gaucho/noticia/2017/05/o-legado-daescola-tecnica-de-agricultura-de-viamao-9791221.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IV CONSINTER